Formiga Campus II
Instituto Federal de Minas Gerais | IFMG Formiga
ano I 2015

O Terreno onde será implantado o Campus II do IFMG de Formiga abrigava uma antiga fábrica de banha cuja fachada apresenta valores estéticos e culturais que representam a comunidade da cidade de Formiga. A proposta de implantação dos novos edifícios do IFMG na cidade partiu da conservação da fachada. Outro aspecto importante considerado foi o limite de afastamento do córrego existente próximo ao terreno. 

O programa do projeto inclui 3 edificações que formam uma área de convivência: auditório, refeitório e ginásio. O acesso principal do auditório se localiza na fachada da fa´brica de Banha. Para esta fachada foi proposto a retirada de todo o reboco deixando a alvenaria aparente. Esta técnica destaca o carater estético marcante presente no edifício. 

Para o Ginásio foi proposto revestimento externo em telhas metálicas galvanizadas. Este tipo de revestimento é ideal para área quentes, ja que cria um colchão de ar entre a telha e a alvenaria, trazendo conforto trazendo conforto térmico para edificação. 

Foi escolhida uma palheta de palheta de cores com as telhas nos tons terrosos, vermelhos e alaranjados para dialogar o moderno com o antigo marcante na fachada da Fábrica de Banha. 

A edificação do refeitório utiliza a mesma linguagem arquitetônica proposta para o ginásio, suas fachadas são revestidas com telhas metálicas onduladas galvanizadas trazendo conforto térmico para o prédio. 

Com a intenção de tornar os percursos entre os prédios agradáveis, foi criada uma grande área de convivência coberta e descoberta que interligam as edificações. No subsolo as aberturas em círculos na área de convivência interna permitem a circulação de ar e entrada de luz natural, tornando o ambiente confortável. 

m2 total I 2600

FORMIGA CAMPUS II | IFMG 
FORMIGA
Campus| Federal Institute of Formiga
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

© 1999 C&P Arquitetura.ltda